DSMA - Desenvolvimento Sustentável e Monitoramento Ambiental

11 4792-6176

Desenvolvimento sustentável e monitoramento ambiental

Blog

  • Home >
  • Blog >
  • Pragas exóticas ameaçam produção brasileira

Pragas exóticas ameaçam produção brasileira


Pelo menos uma dezena de pragas exóticas poderá entrar no país nos próximos anos. As consequências serão desastrosas. A afirmação é de Aldo Malavasi, professor aposentado de genética da USP e diretor da Moscamed.

As consequências são diminuição de produção, contaminação maior e perda de mercado externo.
As perdas ficam para os produtores. Eles têm custos mais elevados, ao ter de utilizar novos químicos e em quantidade maior, e sofrem com a queda na produção. Mas o país também perde porque aumentarão as barreiras comerciais devido às novas pragas.
Malavasi diz que essas novas pragas entram com facilidade nas fronteiras brasileira. Um dos motivos é a omissão do Ministério da Agricultura na fiscalização.

Esse problema existe também em outros países, mas, quando ocorrem, existe um sistema de detecção efetivo. Ele cita Nova Zelândia, Chile e Estados Unidos, onde a preocupação com a biossegurança é grande.
Malavasi diz que o país necessita de uma reforma radical da defesa vegetal. Caso contrário, o país continuará tendo a entrada de uma praga a cada dois anos. Elas podem vir de África, Venezuela, Paraguai e outros países.

O Ministério da Agricultura diz que tem 28 postos nas fronteiras, com equipes que atuam permanentemente. Mas não é possível cobrir toda a extensão dos limites do Brasil, em razão das proporções continentais do país. Não há omissão e não é possível a segurança absoluta, diz o ministério. Os esforços estão nos pontos críticos.
 
(Fonte: Folha de São Paulo).

Por: DSMA | 11/01/2017

Ligue Agora
Orçamento
Como Chegar
Serviços